COLÉGIO ESTADUAL UNIDADE POLO – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

 

PLANEJAMENTO ANUAL - 2017

 

DISCIPLINA: BIOLOGIA 

SÉRIE: 2º ANO E.M.

 

Metas Comuns:

 

Oralidade – O aluno deve expor suas idéias com coerência, clareza, objetividade e lógica de pensamento;

Leitura      O aluno deve ler com expressividade e pontuação, compreendendo a mensagem do texto;

Escrita      O aluno deve escrever textos empregando a ortografia, pontuação e concordância.

 

Objetivo Geral da Disciplina: Integrar ensino e vida, conhecimento e ética, proporcionar  uma visão de totalidade, estimular a análise  dando significado aos conceitos científicos básicos estimulando a observação e compreensão da realidade em que vivemos, adquirindo assim, uma compreensão de mundo e suas transformações, situando o homem como indivíduo integrante e participativo do universo além de buscar a consciência e a criticidade necessárias para entender a influência que sofremos e provocamos no meio.

 

 

1º BIMESTRE

 

CONTEÚDO ESTRUTURANTE

CONTEÚDO

BÁSICO

CONTEÚDO

ESPECÍFICO

CRITÉRIOS AVALIATIVOS

-  Organização dos seres vivos

 

- Mecanismos Biológicos

 

- Biodiversidade

 

- Manipulação genética            

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Classificação dos seres vivos – critérios taxonômicos e filogenéticos.

 

-Sistemas biológicos: anatomia, morfologia e fisiologia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Características gerais dos seres vivos

 

- Classificação dos seres vivos

 

- Regras de nomenclatura

 

- Vírus

. características e estrutura  dos vírus

. doenças causadas por vírus

 

- Reino Monera

.  morfofisiologia das bactérias

. doenças causadas por bactérias

 

- Reino Protoctista

. protozoários

. algas

. doenças causadas por protozoários

- Identifique e compare as características dos diferentes grupos de seres vivos e dos vírus.

- Reconheça e compreenda os sistemas de classificação dos seres vivos em reinos, domínios, filogenia, entre outros.

-  Classifique e compreenda os seres vivos quanto ao número de células (uni e pluricelular), organização celular (procarionte e eucarionte), forma de obtenção de energia (autótrofo e heterótrofo) e tipo de reprodução (sexuada e assexuada)

-  Compreenda a anatomia, morfologia, fisiologia e embriologia dos diferentes sistemas biológicos e seu funcionamento

integrado nos seres vivos.

- Reconheça e diferencie as relações de interdependência entre os seres vivos, destes com os vírus e as interações com o

Ambiente

- Compreenda a importância e a valorização da diversidade biológica para manutenção do equilíbrio dos ecossistemas.

 

2º BIMESTRE

 

CONTEÚDO ESTRUTURANTE

CONTEÚDO

BÁSICO

CONTEÚDO

ESPECÍFICO

CRITÉRIOS AVALIATIVOS

-  Organização dos seres vivos

 

- Mecanismos Biológicos

 

- Biodiversidade

 

- Manipulação genética                    

 

 

 

 

- Classificação dos seres vivos – critérios taxonômicos e filogenéticos.

 

-Sistemas biológicos: anatomia, morfologia e fisiologia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Reino Fungi

. características gerais dos fungos

. importância ambiental e econômica

. doenças causadas por fungos

 

- Reino Animal – invertebrados

. Poríferos

. Cnidários

. Platelmintos

. Nematódeos

. Moluscos

. Anelídeos

. Artrópodes

. Equinodermos 

-  Compreenda a anatomia, morfologia, fisiologia e embriologia dos diferentes sistemas biológicos e seu funcionamento

integrado nos seres vivos.

- Reconheça e diferencie as relações de interdependência entre os seres vivos, destes com os vírus e as interações com o

Ambiente

- Compreenda a importância e a valorização da diversidade biológica para manutenção do equilíbrio dos ecossistemas.

 

3º BIMESTRE

 

CONTEÚDO ESTRUTURANTE

CONTEÚDO

BÁSICO

CONTEÚDO

ESPECÍFICO

CRITÉRIOS AVALIATIVOS

-  Organização dos seres vivos

 

- Mecanismos Biológicos

 

- Biodiversidade

 

- Manipulação genética                     

 

 

 

- Classificação dos seres vivos – critérios taxonômicos e filogenéticos.

 

-Sistemas biológicos: anatomia, morfologia e fisiologia

 

- Reino Animal : vertebrados

. Protocordados

. Cordados

. Peixes

. Anfíbios

. Répteis

. Aves

. Mamíferos

 

-  Compreenda a anatomia, morfologia, fisiologia e embriologia dos diferentes sistemas biológicos e seu funcionamento

integrado nos seres vivos.

- Reconheça e diferencie as relações de interdependência entre os seres vivos, destes com os vírus e as interações com o

Ambiente

- Compreenda a importância e a valorização da diversidade biológica para manutenção do equilíbrio dos ecossistemas.

 

4º BIMESTRE

 

CONTEÚDO ESTRUTURANTE

CONTEÚDO

BÁSICO

CONTEÚDO

ESPECÍFICO

CRITÉRIOS AVALIATIVOS

-  Organização dos seres vivos

 

- Mecanismos Biológicos

 

- Biodiversidade

 

- Manipulação genética                    

 

 

 

 

- Classificação dos seres vivos – critérios taxonômicos e filogenéticos.

 

-Sistemas biológicos: anatomia, morfologia e fisiologia

 

 

 

 

 

 

 

- Reino Plantae

. Briófitas

. Pteridófitas  

. Gimnospermas

. Angiospermas

 

-  Compreenda a anatomia, morfologia, fisiologia e embriologia dos diferentes sistemas biológicos e seu funcionamento

integrado nos seres vivos.

- Reconheça e diferencie as relações de interdependência entre os seres vivos, destes com os vírus e as interações com o

Ambiente

- Compreenda a importância e a valorização da diversidade biológica para manutenção do equilíbrio dos ecossistemas.